Guerra na Ucrânia poderá vir a enfraquecer a recuperação do turismo na Europa

Guerra na Ucrânia poderá vir a enfraquecer a recuperação do turismo na Europa

O tráfego aéreo na Europa só voltará aos níveis registados em 2019 depois do ano 2024, de acordo com uma nova previsão de tráfego aéreo para os próximos sete anos publicada pela Eurocontrol, a organização europeia encarregada da segurança e da navegação aérea neste continente.

Esta previsão, que actualiza e prolonga a de Junho passado antes do Verão, apresenta três cenários possíveis, o mais optimista mostrando uma recuperação do turismo durante o ano 2023 e o mais pessimista com uma recuperação que duraria até depois do ano 2028.

O cenário de base mais provável desta organização europeia prevê que a recuperação do tráfego aéreo no continente não acontecerá antes de 2025, quando 11,2 milhões de voos poderão ser efectuados.

"Vimos uma forte procura este Verão, mas esta foi atenuada, tanto pela incapacidade da indústria em gerir um crescimento rápido como pelo impacto da guerra na Ucrânia", disse o Presidente Executivo da Eurocontrol Eamonn Brennan.

A organização espera registar cerca de 9,3 milhões de voos este ano, mais 49% do que em 2021, mas ainda 16% menos do que em 2019, quando foram atingidos 11,1 milhões de voos.

"Estamos optimistas que o tráfego irá recuperar para cerca de 92% dos níveis de 2019, no próximo ano. Mas ainda existem riscos de queda significativos que podem afectar a recuperação nos próximos anos", advertiu Brennan.

A agência considera três cenários possíveis. O cenário mais positivo prevê um crescimento moderado do PIB, com um impacto limitado da inflação na procura, boa confiança dos passageiros e limitações de capacidade nos aeroportos e companhias aéreas em 2023.

O cenário de base exige um PIB baixo, inflação (incluindo preços de combustível de avião) com impacto na procura, e um declínio na confiança dos passageiros em viajar de avião.

O pior cenário prevê vários riscos para o tráfego aéreo europeu, incluindo vários estados em situação de recessão, a procura de viagens bastante afectada pela inflação, o regresso da Covid ou preocupações ambientais, e problemas de capacidade ou de pessoal tanto nas companhias aéreas como nos aeroportos em 2023.

 

Fonte: Eurocontrol, Press Release 17 October 2022


25 Outubro 2022